AULA 1 - INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA COM CELULAR

1.1 POR QUE FOTOGRAFAMOS?

Essa pergunta tem milhões de respostas. Muitos responderiam que amam ser fotografados, outros para registrar uma fase, outros por vício em fotografar e por aí vai.A verdade é que amamos registrar momentos, eternizar fatos maravilhosos e até ruins(por prazer ou trabalho), tudo isso para a prosperidade.O segredo da fotografia pode estar na fusão do nosso íntimo e o coletivo. Quando vivemos esse momento único e o registramos, nosso íntimo está em uma imagem.

E quando isso acontece, não importa a língua que falamos, o país que vivemos ou qualquer outro empecilho, o sentimento registrado naquela foto será entendido por qualquer pessoa.

A fotografia serve para contar histórias, para dizer algo ao mundo, o que pensamos, imaginamos, acreditamos, presenciamos ou sentimos, e na fotografia, a liberdade é plena para tornar isso muito real, visível e impresso tanto no papel quanto na mente das pessoas!

1.2 FOTO E VÍDEO

Você sabe o que significa a palavra Fotografia? Significa “desenhar com a luz”.

Temos diversos meio de eternizar os momentos e um deles é pela Fotografia, seja ela impressa ou digital.

Com a tecnologia, as fotos estão cada vez mais com recursos para se tornarem fotos profissionais e o mesmo acontece com os vídeos.

Se na foto você desenha com a luz, no vídeo eu diria que você dá movimento ao desenho com a luz.

A foto é muito importante pois registramos lembranças. Com a evolução da tecnologia, o vídeo está ganhando um espaço enorme.

Podemos ver a quantidade de App’s que criam vídeos rápidos.

Com os celulares atuais você faz fotos e vídeos com qualidade muito perto das câmeras profissionais.

A indústria cada vez mais investe nas câmeras de seus aparelhos e focam na evolução das câmeras e lentes e os resultados estão fantásticos.

1.3 FUNCIONAMENTO DA CÂMERA

A câmera do celular basicamente funciona da mesma forma que uma câmera digital.

A principal diferença é na resolução das fotos que os celulares tiram é inferior às câmeras.

A luz é captada pela lente, passa pelo obturador, projeta em um sensor digital e ao apertar o botão, o celular registra a imagem.

Todos sabem fotografar com o celular, após esse curso, a sua visão da fotografia será mais profissional.

Suas fotos deixarão as pessoas com os olhos esbugalhados de surpresa e emoção.

"NÃO SEJA SEGUIDOR DE TENDÊNCIAS. SEJA O CRIADOR DELAS." Priscila Costa

1.4 CELULAR X CÂMERA

Vamos começar com a polêmica: para ter uma foto boa você precisa ter uma câmera boa? Não. Isso é mito!

Coloque uma coisa na cabeça: quem faz a foto é a(o) fotógrafa(o) e não o equipamento. Ele ajuda mas se você não tem o olhar, a composição, de nada adianta a tecnologia.

As câmeras dos celulares são inferiores às câmeras profissionais mas se você tiver uma visão artística, uma composição fotográfica e um pós-processamento bom, sua foto será maravilhosa não importando a câmera.As câmeras profissionais tem resoluções maiores, mais funções, mas existem muitos celulares que não ficam atrás com o hardware e os App’s de câmera estão cada vez mais atualizados, trazendo o que há de melhor em tecnologia.

Muitas pessoas trabalham somente com o celular e ganham dinheiro com o seu trabalho.

Por isso eu digo: não se prenda ao mito que para ser uma/um fotógrafa(o) boa/bom e uma/um fotógrafa(o) de sucesso você tem que ter uma câmera profissional.

1.5 O AVANÇO DAS TECNOLOGIAS DOS SENSORES

O primeiro celular com câmera foi lançado em 2000 e tinha 0,11 megapixel de resolução. Podem imaginar isso?

O modelo foi o J-Phone e era japonês.

Em 2002 a Nokia lançou o seu com 2MP e a Samsung um ano depois em 2003. Foi aí que a indústria percebeu que com sensores de maior resolução, as fotos saiam melhores e com isso as vendas melhoraram.

Em 2005 a Sony chamou atenção com o seu modelo K750.

Em 2006 o salto foi grande e a Nokia veio com o N95 com 5MP e lente da Carl Zeiss.

Em 2007 a Apple lançou o iPhone e não priorizou a câmera mas apostou na interação revolucionária da tela com touch e na força dos App’s para torná-lo objeto de desejo de todos. As primeiras gerações dos iPhones tinham 2MP.

Em 2008 a Samsung veio com o i8510 com uma câmera de 8MP. Hoje essa câmera é bem fraca mas naquele ano a resolução dela era parecida com uma tela de 4k. Os 8MP significam uma imagem de 3264 X 2448 pixels.

Antes de ser vendida para a Microsoft, a Nokia veio com o 808 Pureview e câmera de 41MP, lente Carl Zeiss de cinco elementos, zoom e pouca distorção mesmo em baixa luminosidade. E o recorde até hoje é dela! Acreditam?

Com a evolução dos sensores, de quebra vieram também o ruído nas fotos. Para resolver isso foi criado o formato RAW.

A resoluções deram uma parada os avanços foram focados nos recursos dos App’s de câmera e no aprimoramento dos sensores. Com a febre das selfies a câmera dianteira que era usada para videoconferência teve mais foco e evolução.

Um dos primeiros celulares com suporte ao formato RAW foi o Nokia Lumia 1520.

O formato RAW é entendido como a foto no formato “bruto" captado pelo sensor. Nesse formato é permitido uma série de edições pesadas em softwares como o Lightroom.

O primeiro celular Dual Câmera foi o HTC One M8 em 2014 e não o LG G5 ou iPhone 7 Plus.

O formato RAW, Câmera Dupla e Foco a Laser entram em 2014 pela LG no G3. O recurso de autofoco a laser é mais ágil e mais preciso.

A vida do usuário fica mais fácil para a busca do clique perfeito.

Tivemos estabilidade ótica de imagem, mas percebemos melhor na gravação de vídeos.

Atualmente temos tecnologia com sistema de câmera tripla com campo de visão até 4x mais amplo com fotos incríveis em ambientes quase sem luz concorrendo com multicâmera de 5 lentes com teleobjetiva para zoom incríveis.

Que fique claro é que, quem faz a foto é você e não a câmera. Lógico que ajuda uma câmera boa mas não é essencial.

Chegamos ao fim da aula e se você quiser ver o vídeo na íntegra, acesse o vídeo abaixo:

E aí, me contem o que acharam dessa aula de introdução à Fotografia com Celular. Comenta aqui embaixo ou nos meus canais.

Instagram: pesquisem por @pricostafotografa ou clique nesse link e me siga: https://www.instagram.com/pricostafotografa

Meu canal de podcasts no SoundCloud é: https://soundcloud.com/pricostafotografa me sigam lá, irei postar podcasts de TODOS os vídeos que eu postar no meu IGTV e também irei fazer um post aqui de cada vídeo.

Canal no Youtube, preciso de mais seguidores para poder personalizar o nome do meu canal, por enquanto vocês podem acessar nesse link: https://www.youtube.com/channel/UCK-gLPnx7phCMNMIvohSgaQ?view_as=subscriber

Se você conhece alguém que ficaria fera assistindo esse curso, compartilha esse link, minha gratidão é grande!!!

Até a próxima aula meus amores!

Priscila Costa.

AULA 1 - INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA COM CELULAR

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

AULA 2 - LUZ

Curso de Fotografia com Celular

Relacionamentos Interpessoais

Logo do Whatsapp